jovex

Medidas de tomadas e interruptores

SIGA @MEDIDASUTEIS NO INSTAGRAM

Continuar lendo

Caixas de passagem das tomadas e dos interruptores

Escrito por 

Pergunta:

Eu gostaria de saber qual o padrão para chumbar as caixas de passagem das tomadas e dos interruptores? Exemplos: Qual a altura que devem ficar as tomadas? Na horizontal ou na vertical? Qual a altura que devem ficar os interruptores? Na horizontal ou na vertical? E quando tiver interruptor com tomada, deve ficar na horizontal ou na vertical? Audivan de L.

Resposta:

eboco acabado e pronto para pintura
Caro Audivan,

Ao se chumbar (instalar na parede) as caixas de passagem de luz ou tomadas, chamadas caixas de derivação ou terminal, deve-se usar a mesma massa utilizada para o reboco nas paredes.
Elas devem ficar em uma profundidade tal, que suas bordas externas fiquem faceadas (rentes) ao reboco acabado e pronto para pintura conforme a foto a seguir.
A posição ideal e mais usada para as tomadas e os interruptores é no sentido vertical, mas nada impede que sejam colocadas na posição horizontal.
O importante é instalar todas as caixas de passagem na mesma posição, por uma simples questão de estética.

Altura padrão para as tomadas

Quanto à altura, existe uma recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e normalizada pela NBR 5410 em que:
a) Tomadas BAIXAS – Altura de 30 centímetros do piso acabado.
b) Tomadas MÉDIAS e Interruptores – Altura de 1.20 até 1.30 mts do piso acabado.
c) Tomadas ALTAS – Altura de 2.0 mts até 2.25 mts do piso acabado. Lembre-se que todas as caixas devem ficar sempre na mesma altura em todos os demais cômodos da casa. Se necessário utilize também a conhecida MANGUEIRA DE NÍVEL, muito usada pelos pedreiros para nivelamento geral.
Veja na foto a seguir, que se toma por base para medir a altura, o EIXO (centro) da caixa para uma perfeita colocação das mesmas.
EIXO (centro) da caixa
Aprenda sobre Instalações Elétricas e Pontos de eletricidade. Esse é o episódio #13 da série como construir uma casa. Abaixo você encontra muita informação sobre eletrodutos, caixas, pontos elétricos, disjuntor, interruptores e tomadas, com muitas dicas para cada item. Confira os vídeos:
ATUALIZAÇÃO IMPORTANTE: Após a criação desses vídeos; foi criada a nova norma da ABNT, NBR 5410:2004. Que apresenta algumas informações novas, diferentes das mostradas no vídeo abaixo e nessa página. Portanto, favor consultar também a norma ABNT NBR 5410:2004.

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS (PARTE 1)


INSTALAÇÕES ELÉTRICAS (PARTE 2)


INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

Antes de fazer a instalação elétrica na casa, é preciso pensar bem antes pra não ter problema depois. Mesmo que você contrate um eletricista, é importante você conhecer os materiais elétricos, e saber como eles serão instalados. Na empresa de energia elétrica de sua cidade, você terá informações de como receber energia na sua casa. Você vai saber como colocar o poste de entrada e o eletroduto, e como deve ser a caixa de entrada, onde serão instalados o medidor e a chave geral. Depois com a obra mais adiantada, vai chegar a hora de preparar os pontos de energia elétrica. É importante saber como se faz uma planta dos pontos de eletricidade pra encomendar o serviço. Você vai precisar de um eletroduto, caixas e o quadro de distribuição.

ELETRODUTOS

Os eletrodutos (ou conduintes) são tubos que são colocados dentro das paredes e das lajes, e por onde passam os fios, que são os condutores de eletricidade. Existem dois tipos de eletroduto: o rígido e o flexível. Nas lajes, é indicado que se use o rígido, já nas paredes, que se use o flexível. Ele é mais prático e é fornecido em rolos. Você pode cortar no tamanho que quiser sem precisar emendar, e por ser flexível, têm a vantagem de poder fazer curvas na parede. Mas nas lajes, o flexível pode ser danificado durante a concretagem. É por isso que nesse caso você deve usar o rígido. Não há perigo de pegar fogo, porque são feitos de PVC, que é um material anti-chama.

CAIXAS

Nas caixas é que vão ser instalados os interruptores, as tomadas e os pontos de luz. As caixas são interligadas pelos eletrodutos. Existem três tipos de caixa: a retangular, que mede 10 x 5 cm, e que também é chamada de 4 x 2 por causa das medidas em polegadas; a quadrada que mede 10 x 10 cm e é conhecida como 4 x 4; e a octogonal, ela tem 10 cm. As caixas octagonais são usadas para as lâmpadas, as caixas retangulares e as quadradas são para interruptores e tomadas. Já o quadro de distribuição é o centro de toda a instalação elétrica dentro da casa. Ele recebe os fios que vem do medidor da entrada, e distribui a energia para as lâmpadas tomadas e interruptores. Dentro dele tem uma chave geral e alguns disjuntores.

DISJUNTOR

Disjuntor é o tipo de interruptor que desliga sozinho quando a corrente elétrica passa de um certo limite. É uma proteção do circuito para evitar sobrecarga nos fios e cabos elétricos. Tem a mesma função de um fusível, mas a diferença é que o fusível queima e você têm que trocar um por outro. O disjuntor tem uma mola que desarma o circuito, depois basta ligar novamente que o disjuntor volta a funcionar. Se um disjuntor ficar desarmando toda hora é sinal que o circuito está sobrecarregado, e nesse caso não adianta trocar só o disjuntor, tem que ver se a fiação aguenta. Por exemplo, se você colocar um disjuntor de 20 A(amperes) para uma fiação que aguenta 15 A(amperes) e ligar vários aparelhos ao mesmo tempo, você corre o risco de aquecer demais os fios e provocar um curto circuito. É por isso que precisa calcular a capacidade dos disjuntores de acordo com a necessidade de energia de cada circuito. Você precisará de 1 disjuntor para cada circuito, e para saber quantos circuitos você terá, é preciso usar algumas regrinhas: primeiro você vai separar os pontos de luz das tomadas, depois você vai separar o andar de baixo com o andar de cima, e por último você vai criar um circuito só para o chuveiro. Mas faça tudo isso evitando sobrecarga nas tomadas especiais, não ponha mais de 3 num circuito. Agora você precisa definir quantas caixas vai usar, de que tamanho e onde elas serão colocadas.

PONTOS DE ELETRICIDADE

São todos os locais da casa onde você irá instalar uma lâmpada, um interruptor, uma tomada. Isso inclui também o quadro de distribuição, que deve ser colocado em um lugar discreto pra não aparecer demais. Geralmente ele é colocado atrás de uma porta, e deve ser instalado próximo das maiores cargas da instalação e do relógio de luz. Ele deve ser colocado em um lugar de fácil acesso, mas longe de botijões de gás e fogões. E não pode ser instalado no banheiro por causa da umidade. E alem disso a tampa do quadro deve ficar sempre fechada. Ele pode ser limpo, mas nunca pode ser lavado.
Os pontos de luz são aqueles locais onde você irá instalar a lâmpada. Devemos, pelo menos, prever um ponto de luz no teto para cada cômodo. E além do ponto no teto, pode ser colocado também um ponto na parede, que é chamado também de arandela.



IMC
Digite o seu peso e a sua altura no formulário abaixo para calcular o seu IMC.
RESULTADOS LOTERIAS CAIXA
LOTOFÁCIL MEGA SENA QUINA DUPLA SENA

Veja Mais




DONATION BITCOINS. THANKS
1M3yWP5jGxD25aNV5fH1pDSd3TH4Y7WPoU