jovex

Medidas de Elevador - Tipos e medidas de elevadores

SIGA @MEDIDASUTEIS NO INSTAGRAM

Continuar lendo



Extraído do site Espaço correto para a instalação de um elevador | Engetax Elevadores (https://engetax.com.br/instalacao-de-um-elevador/)

Espaço correto para a instalação de um elevador

Uma dúvida muito comum na rotina do mercado de elevadores é saber qual espaço deve-se reservar para instalar um elevador adequado à necessidade do cliente. Quando se trata de dimensão é preciso observar o tipo de edifício (comercial, residencial ou industrial) e a capacidade de transporte. São medidas diferentes já que a capacidade é medida em quilograma e a dimensão em espaço (metro quadrado). Essa questão é relativa e gera dúvida, porque é possível ter um elevador com dimensões maiores, mas com capacidade reduzida e vice versa. Portanto, a dimensão do elevador deve sempre ser adequada ao local onde o equipamento será instalado e ao fluxo de passageiros. Mas saiba que cada fabricante possui dimensões diferenciadas em seu portfólio de produtos, geralmente disponibilizados nos catálogos dos sites das empresas e para estabelecer o espaço para instalar o elevador é importante consultar as instruções de cada fabricante. 

Compreendendo as medidas! 

O mínimo ofertado à maioria dos espaços destinados a elevadores é de 1,70 m x 1,80 m. Já para plataformas de acessibilidade, é 1,40 x 1,50 m, mas estas medidas podem variar conforme o modelo escolhido. O que ocorre no mercado é que alguns clientes costumam oferecer espaços menores à correta instalação dos elevadores em edificações. No entanto, a boa notícia é que existem fabricantes que conseguem redimensionar a cabine para espaços menores desde que siga as Normas Técnicas da ABNT. Isso quer dizer que, se o cliente tiver um espaço menor onde uma cadeira de rodas possa transitar o fabricante que tem seriedade, preza pela segurança dos passageiros e segue as Normas, não poderá aceitar esse projeto. Mas para simplificar o processo, vamos citar as principais Normas: ]

  • NBR NM 207, Norma geral para fabricação de elevadores de passageiros; 
  • NBR NM 313, estabelece as regras para elevadores de acessibilidade; 
  • NBR NM 12892, estabelece as regras para plataformas; 
  • NBR NM 195, define as regras para esteiras escadas rolantes 
  • NBR NM 14712, o mesmo, mas para elevadores de carga. 

Para não confundir, vale lembrar que é possível se orientar na dimensão de uma cabine de elevador pela regra básica de acessibilidade (NM 313), que prevê área mínima de 1100 x 1400mm para elevadores de 8 passageiros (600kg). No interior da cabine, a altura deve ser de pelo menos 2 metros, assim como na sua entrada.

Oriente-se pela tabela abaixo:


Principais problemas ao adquirir um elevador fora dos padrões de dimensão e capacidade

Legislação – Em primeiro lugar, a legislação relacionada à fabricação de elevadores existe para orientar qualquer fabricante a seguir as Normas Técnicas sob pena de perder o alvará de funcionamento e ainda agravada caso haja acidente com o elevador. 

Consequência – Elevadores fora da Norma não conseguem passar por um Laudo de Vistoria Técnica, que é um pré-requisito à emissão do Certificado de Inspeção Predial (CIP), normalmente exigido pela prefeitura, onde constatam-se anomalias sujeitas à manutenção preventiva ou corretiva. 

Planejamento – A má execução do planejamento na hora de instalar um elevador gera imprevistos durante reformas, alterações no projeto aumentando custos, além dos atrasos e desconfortos do cliente durante uma obra. 

Como escolher o fabricante certo! 

Se você está procurando maneiras de adequar o elevador ao espaço do seu projeto, procure um fabricante capacitado a agregar valor à sua empresa com boas soluções em instalação de elevadores levando-se em conta a valorização do imóvel. 

Sugerimos uma consulta à fabricante Engetax, com 32 anos de experiência, cuja personalização de elevadores é seu grande diferencial comparado a concorrência, que tem como um de seus pilares estratégicos a adequação total às normas vigentes. A personalização consiste em adaptar as dimensões da cabine dos elevadores para sua obra de acordo com o desenho, design e as especificações técnicas adequadas. Além disso, oferece customização na instalação de elevadores em imóveis já construídos como prédios históricos e residências sem impactar na estrutura e ainda permanecer dentro das Normas de fabricação e de acessibilidade. 

Se tiver alguma dúvida sobre algum equipamento ou serviço da Engetax, convidamos a entrar em contato conosco, conversar sobre a sua necessidade específica, conhecer nossos exemplos de projetos personalizados que teremos o prazer em ajudá-lo.

MAIS

Extraído do site: https://spelevadores.com.br/tamanho-de-elevador-qual-o-ideal/

Tamanho de elevador: qual o ideal?

O tamanho de elevador é uma informação de extrema importância na hora de criar o projeto de um edifício ou de fazer a modernização desse equipamento.

É necessário considerar o espaço da cabine, do poço, necessidades do edifício, tipo de porta, entre diversos outros pontos.

Um cálculo errado pode comprometer toda a instalação e atrasar a entrega da obra.

Para que você não tenha esse problema, trouxemos tudo que é preciso saber sobre o tamanho de elevador. Confira!


Qual espaço reservar para o elevador em uma obra?

Quando falamos dessa questão, tudo dependerá do prédio, modelo escolhido, capacidade de pessoas, entre outros fatores.

É necessário, além do espaço da cabine, considerar também o maquinário e o poço do elevador, devendo ter um ambiente suficiente para abrigar uma pessoa adulta.

Esse vão deve ser sinalizado com tinta amarela e o tamanho mínimo é de 0,5 m x 0,6 m x 1,0 m.

Ele é utilizado para que o técnico possa ficar em segurança, caso esteja fazendo manutenção e perceba uma movimentação da cabine próximo da onde ele está.


Qual deve ser o tamanho de elevador?



Não existe uma única resposta para essa pergunta. Tudo dependerá da necessidade e finalidade do elevador.

Quando falamos de casas, em que o uso é esporádico e não leva muitas pessoas de uma vez, um equipamento com pouca capacidade pode ser o suficiente.

Em prédios residenciais, embora a utilização seja constante, não há um horário de pico com alto fluxo de embarques simultâneos no equipamento.

Nesses casos, um que suporte de 4 a 6 usuários pode dar conta do recado.

Contudo, vai depender da quantidade de apartamentos. Se for um condomínio muito grande, um maior pode ser necessário para atender a todos.

Já prédios comerciais, onde há alta circulação e horário de pico e muitas pessoas pegam o elevador em simultâneo, é necessário investir em modelos maiores, como os com aplicação para 8 utilizadores.

Além da capacidade máxima, é necessário se atentar ao peso máximo permitido, principalmente em mudanças, já que são transportadas coisas mais pesadas.

É de suma importância sempre respeitar as orientações do fabricante para garantir sua segurança e integridade.


E o tamanho das portas?


Independentemente do tamanho de elevador, capacidade máxima ou funcionalidade, as portas costumam seguir o padrão de 2 metros de altura.

Já a abertura pode variar, começando em 80 cm e chegando até 110 cm, considerando a aplicabilidade para 16 pessoas.

Essa variação existe para facilitar o fluxo de entrada e saída dos usuários.

Por isso, quanto maior a capacidade, mais larga tende a ser a abertura da porta para que um número maior de pessoas possa circular confortavelmente.

Ao calcular o tamanho de elevador necessário para determinados empreendimentos, é essencial ter cuidado com as medidas, para que não haja atrasos na entrega.

Considere as normas de segurança, tamanho, capacidade indicada, tipo de uso e garanta que a manutenção esteja sempre em dia, para não colocar a vida de ninguém em risco.

Aproveite para conferir 4 equipamentos essenciais para proteção contra tempestades e descargas elétricas em elevadores.


MAIS


Dimensão do elevador: Qual espaço reservar para o elevador em uma obra?



Quando falamos da dimensão delevadores, ou do tamanho do elevador, nos referimos ao espaço interno onde estão os passageiros; ou então nos referimos às dimensões da caixa de corrida, a estrutura civil que abriga o elevador.

Em um projeto, a definição correta dessas duas dimensões são de fundamental importância.

Se você chegou até esse post procurando saber mais sobre as medidas que envolvem a instalação de um elevador, chegou ao lugar certo.

O espaço interno define o número de pessoas que vão poder ser transportadas a cada viagem. Um espaço de grande importância para as condições de mobilidade dentro do prédio.

As paredes da caixa de corrida limitam o espaço disponível para a instalação do equipamento. Suas medidas definem qual tipo de elevador vai poder ser instalado no local.

Neste post, vamos abordar questões de quem está à frente de um projeto de edificação que irá receber um elevador.

Os elevadores possuem papel central em edificações

Para os projetistas, os maiores erros estão na hora de definir medidas. E estes erros saem caro. É por isso que projetistas e construtores devem se atentar a esta parte do projeto.

Dada a importância dessas definições, é natural e até desejado que existam dúvidas e um cuidado especial ao tratar das dimensões dos elevadores.

Vamos ver as considerações principais para definir itens relevantes como dimensões do poço, largura e tipo de portas de pavimento, dimensões da casa de máquinas, e considerações de acessibilidade.

Se você gosta de conteúdos por vídeo, eu aproveito para deixar uma indicação para você. Nós recentemente preparamos um vídeo mostrando um passo a passo completo para você comprar o elevador em um empreendimento.

Para comprar um elevador, além de preocupar com as dimensões você vai precisar de comparar fornecedores, comparar equipamentos e saber conferir a instalação do equipamento no local. Nesse vídeo, estamos falando sobre tudo isso.

Então agora vamos nos aprofundar no tema de dimensões do elevador. Organizei este post da seguinte maneira:
  • Dimensão dos elevadores
  • Tamanho da caixa de corrida
  • Tamanho das portas do elevador
  • Dimensão do poço do elevador
  • Dimensão da casa de máquinas do elevador
  • Planejamento para escolher o elevador
  • Conclusão

Você pode clicar no tópico para ir diretamente para um tema que deseja. Ou pode ir passo a passo junto comigo. Até o fim deste texto, você vai estar ciente das dimensões mais importantes a se atentar em um projeto de elevador. Vamos começar.

Dimensão dos elevadores

Muitos projetistas querem uma resposta direta para saber o espaço total para reservar ao elevador.

Mas a ordem recomendada é pensar primeiro na funcionalidade do ambiente interno da cabina. O espaço total para o elevador dependerá diretamente desta medida.

Na parte interna do elevador se acomodarão as pessoas. Elas precisam de espaço para entrar e sair do elevador. Cadeirantes possivelmente farão manobras para se locomover. Mudanças e transporte de objetos serão feitos.

Qual a medida do elevador?

É fácil perceber que um maior espaço interno dará mais possibilidades e conforto aos passageiros. Ao mesmo tempo que essa adição de espaço às vezes custa caro ao construtor.

Acessibilidade

Quando pensamos nas pessoas com dificuldade de locomoção e necessidades especiais, fica fácil lembrar da necessidade de ter um espaço adicional para incluir um corrimão na cabina, e de um espaço adequado para a movimentação de uma cadeira de rodas.

A norma que trata especificamente de acessibilidade em elevadores é a NM 313.

As medidas para elevadores de 6 e 8 passageiros são as seguintes:

Elevadores de 8 passageiros (600 Kg): Área mínima interna de 1,10 ,m x 1,40 m.

Elevadores com capacidade de 6 passageiros (450 Kg): A largura interna deve ser de 1,00 m e o comprimento de 1,25 m.

Temos também que altura livre interior da cabina deve ser de pelo menos 2 metros, bem como a altura de sua entrada.

Então no seu projeto, lembre-se da acessibilidade. Lembre-se de criar ambientes de uso versátil, pois eles valorizam o edifício.

Bons projetos vão evitar ambientes que criem dificuldades de locomoção.

Observe o crescimento de área requerida da cabina para o aumento de número de passageiros na cabina.

Número de passageirosÁrea máxima da cabina m²
3 pessoas (PNE)1,20
5 pessoas1,10
6 pessoas1,30
7 pessoas1,45
8 pessoas1,60
9 pessoas1,75
10 pessoas1,90
11 pessoas2,05
12 pessoas2,20
13 pessoas2,35
14 pessoas2,50
15 pessoas2,65

Além de um ambiente adequado dentro da cabina, vamos pensar qual é a medida que precisaremos para os componentes da caixa de corrida.

Tamanho da caixa de corrida

A área interna da cabina do elevador não é o único espaço que precisamos de reservar para o elevador funcionar.

Vamos precisar espaço para acomodar componentes necessários ao funcionamento do equipamento. Componentes como guias, cabos e portas.

Veja nessa imagem abaixo. Observe os componentes que ficam nas laterais da caixa, junto das paredes, eles também requerem espaço para a instalação.


A área interna da cabina será envolvida pela própria estrutura da cabina, que demandará certo espaço. Para além da estrutura da cabina, normalmente é necessário em torno de 50 cm adicionais em cada dimensão (largura e profundidade) para acomodar os outros componentes.

A relação entre a área interna da cabina e a área da caixa de corrida irá variar com o tipo de equipamento e marca do elevador. Alguns elevadores precisarão de mais espaço para acomodar componentes e outros, menos espaço.

Aqui iremos dar alguns exemplos de como esses tamanhos entram na prática.

De forma geral, as dimensões internas das caixas variam entre 1500 mm x 1500 mm (elevadores pequenos) até caixas de 2000 mm x 2500 mm (elevadores grandes).

Veja este exemplos mostrando dois modelos de elevador que ilustram isso.

Exemplo 1 – elevador pequeno COMPAQ (Villarta), 6 passageiros: caixa de corrida mínima 1600 mm x 1600 mm.
Exemplo 2 – elevador grande, COMPAQ (Villarta), 16 passageiros: caixa de corrida mínima 2400 mm x 1900 mm.

Quando for entrar na otimização do uso do espaço no projeto, você vai precisar de consultar as tabelas de especificação de dimensões elaboradas pelas empresas fornecedoras, para poder direcionar sua parte civil para uma medida otimizada.

Se atente para o fato de que as dimensões exigidas variam de empresa para empresa. Portanto ao utilizar uma medida de um fornecedor sem tomar a devida atenção aos outros fornecedores, você pode acabar limitando a escolha de equipamentos.

O principal neste momento é evitar utilizar alguma dimensão que limite suas escolhas no futuro.

Por ser uma parte central na construção, muitas outras do projeto estrutural do edifício estão vinculadas às medidas da caixa de corrida do elevador.

Essa é mais uma razão para ser cuidadoso nesta definição, e já vimos projetos inteiros serem refeitos por conta deste tipo de erro. Por isso recomendamos os construtores avaliarem essas possibilidades com antecedência.

Agora observe como a área da própria caixa de corrida se relaciona com a área interna da cabina e com o número de passageiros permitidos.

Número de passageirosÁrea máxima da cabina m²Área estimada da caixa de corrida m²
3 pessoas (PNE)1,202,20
5 pessoas1,102,40
6 pessoas1,302,70
7 pessoas1,452,80
8 pessoas1,602,90
9 pessoas1,753,30
10 pessoas1,903,60
11 pessoas2,053,80
12 pessoas2,204,00
13 pessoas2,354,20
14 pessoas2,504,50
15 pessoas2,654,80

Tamanho das portas do elevador

As portas dos pavimentos são outro ponto importante de atenção ao construtor.

Qual espaço reservar para a instalação dela no corredor? Qual tamanho de porta a se utilizar? Utilizar porta de abertura central ou abertura lateral?

Essas são as principais dúvidas a serem respondidas.

Hoje em dia, as portas automáticas são item de segurança obrigatório para a maior parte dos elevadores. Portas manuais estão restritas somente à projetos unifamiliares.

O vão da porta deve ter no mínimo 0,80 m de largura por 2,00 m de altura (NM 207).

No mercado, as portas de pavimento são vendidas com vão normalmente de 80 cm, 90 cm ou 1,00 m.



 

Porta de pavimento com abertura central

Portas de abertura central abrem mais rapidamente do que uma porta de abertura lateral. Por isso, ela agiliza a entrada e saída de passageiros. Elas ocupam mais espaço, mas tendem a ser melhores para cabinas mais amplas e para edifícios comerciais.

Um ponto que o construtor deve observar é que, do lado de dentro da caixa de corrida (foto abaixo), a porta ocupa um espaço bem maior do que o espaço que a porta ocupa no hall do elevador (foto de cima). É o espaço adicional necessário para a porta se movimentar.



Uma porta de abertura central que tenha o vão de 0,80 m por exemplo, exige 1,80 m de parede da caixa de corrida para ser instalada. Observe nessa foto o espaço lateral necessário para a porta se movimentar.

Porta de pavimento com abertura lateral

porta do elevador

Portas com abertura lateral podem ser instaladas utilizando menos espaço da parede da caixa de corrida. Por isso é a solução mais empregada em edifícios residenciais. Por exemplo, para a mesma porta de 0,80m a dimensão da caixa deve ser de 1,60m.

Última altura

Outro ponto de atenção que necessariamente você irá se deparar quando for instalar um elevador no seu projeto é o que se chama de última altura da caixa de corrida.

Acima do último pavimento superior, existem distâncias de segurança da instalação do elevador a serem respeitados.

Seu projeto deverá levar isso em conta.

O pé direito do ultimo pavimento na parte de dentro da caixa de corrida é maior do que os demais pavimentos. É a medida B no esquema abaixo. Preparamos este diagrama para ficar mais fácil a visualização:


                                           Dimensões mínimas
Velocidade (m/s)Capacidade (pessoas)A (m)B (m)C (m)
0,756-101,504,152,35
1,006-101,604,202,35
1,256-101,654,252,35
1,506-101,654,252,80
1,7510-171,704,502,80
2,0010-171,704,502,80
2,5012-171,854,502,80
3,0012-204,005,803,00

Nesta tabela você ainda consegue observar como as medidas de poço e de caixa de corrida alteram com o uso de elevadores mais velozes ou maiores.

Seu projeto deve reservar o espaço de última altura para possibilitar receber os componentes do elevador.

Dimensões do poço do elevador

O que chamamos até então de medidas da caixa de corrida do elevador, muitas vezes é referido no mercado como medida do poço do elevador.

Como já tratamos da largura e profundidade da caixa de corrida, agora vamos falar da altura do poço.

A altura do poço também é uma medida especificada por questões de segurança para o funcionamento do elevador. Esta distância cria espaço para componentes obrigatórios de amortecimento para caso o elevador ultrapasse o último pavimento inferior.

Ela é também deve ser escolhida de acordo com o tipo de equipamento a ser instalado.



Imagem mostrando o poço de um elevador

Sua largura e profundidade será igual as medidas da caixa de corrida.

Na tabela que mostramos na seção anterior, ela é a medida A apresentada. Você pode ver que a sua altura irá variar de acordo com sua velocidade e capacidade. Para elevadores com altas velocidades e grandes capacidades a sua altura irá aumentar consideravelmente, pois serão necessário componentes de amortecimento maiores.

Uso ou não de casa de máquinas – e suas dimensões

Vale a pena se atentar projeto a projeto para a viabilidade ou não do uso de uma casa de máquinas para o elevador.

A facilidade criada em termos de manutenção do equipamento é o principal benefício para o uso de uma casa de máquinas. Quando é o caso, a casa de máquinas também permite a instalação de equipamentos mais robustos e duráveis.

O ponto realmente positivo dos elevadores sem casa de máquinas é o pouco espaço que ele utiliza no prédio. Este é um fator muito atraente para muitos construtores e por isso hoje em dia muitos elevadores tem sido instalado dessa forma.

Quando o elevador é sem casa de máquinas, a ultima altura do elevador é maior para receber os equipamentos do elevador no topo da caixa.

O dimensionamento da casa de máquinas irá variar de prédio para prédio, de acordo com o equipamento a ser instalado.

A área da casa de máquinas sempre será maior que o dobro da área da caixa.



Planejamento para escolher o elevador

As dimensões do elevador se definem sempre a partir das características do próprio empreendimento. O elevador tem objetivo funcional dentro da construção. Imóveis com maior fluxo de pessoas precisam de elevadores maiores.

Algumas das principais características do empreendimento a serem observadas são.

  • Qual o tipo de empreendimento? (Residencial, comercial, hospitalar, educacional)
  • São quantos andares?
  • Qual a frequência de uso?
  • Precisa atender regras de acessibilidade?

Essas características de projeto irão afetar a escolha do equipamento. Uma boa prática é comunicar claramente essas características sempre que for tratar o assunto do elevador com fornecedores e projetistas envolvidos.

Cálculo de Tráfego

O elevador deve ser dimensionado e especificado levando o fluxo de passageiros que o edifício receberá. Ele deve ser suficiente para transportar as pessoas do prédio.

Se você estiver tratando de um projeto multifamiliar, ou comercial, isso deverá ser feito formalmente através do que chamamos de cálculo de tráfego.

O cálculo de tráfego é uma metodologia de cálculo normatizada e já consolidada no mercado. Ele define o mínimo de elevadores que podem ser utilizados em um projeto. Normalmente deve ser apresentado junto à prefeitura para a regularização do imóvel.

A norma que trata deste assunto é a NBR 5665: Cálculo de Tráfego em elevadores.

É possível que neste momento que você está lendo você ainda não possua essa análise, e isso não tem problema.

Ao começar, precisamos é de uma noção inicial de medidas para avançar no projeto. E é para isso que vamos olhar agora.

Conclusão

Eu não sei você, mas a primeira vez que tive contato com a engenharia e arquitetura por trás da instalação de um elevador foi algo muito surpreendente para mim.

As primeiras vezes que eu acompanhei obras em que eram instalados elevadores, eu fiquei surpreso com a praticidade e com a tecnologia que se utiliza para montar estes equipamentos dentro das construções.

Do meu ponto de vista, as possibilidades criadas pelos elevadores nos projetos são de fato apaixonantes. Este equipamento é a espinha dorsal das construções modernas.

Neste post nós fomos atrás dos pontos de atenção para a parte civil que envolve a instalação do elevador. Mantenha os dois olhos nestes detalhes no seu projeto.

Vimos que reservar um espaço adequado para a cabina e pensar em questões de acessibilidade criam real valor para o empreendimento.

E tratamos de pontos importantes da especificação do equipamento como escolha das portas de pavimento e uso de casa de máquinas.

Para finalizar, duas coisas.

Deixe um comentário me falando como este post te ajudou, ou os desafios atuais que você encontra no seu projeto.

E, finalmente, vou deixar este link para este conteúdo especial que preparamos para vocês.

O nosso passo a passo completo, onde tratamos questões específicas sobre selecionar empresas, selecionar produtos. E onde também falamos sobre questões práticas na hora de receber o elevador no seu prédio.

Aqui está o link. Até mais!

MAIS

Extraído do site: https://elevar.com.br/elevadores/tipos-de-elevadores/

Elevadores - Tipos de elevadores

Elevador de passageiros

Elevadores elétricos de passageiros – Requisitos de segurança para construção e instalação.

Elevador Comercial

Elevadores elétricos de passageiros – Requisitos de segurança para construção e instalação.

Elevador Industrial/Carga

Elevadores elétricos – Elevadores de passageiros, elevadores de carga, monta-cargas e elevadores de maca – Projeto, fabricação e instalação.

Elevador Hidráulico

Elevadores hidráulicos de passageiros – Requisitos de segurança para construção e instalação.

Plataforma para acessibilidade

Plataformas de elevação motorizadas para pessoas com mobilidade reduzida – Requisitos para segurança, dimensões e operação funcional.

Monta-carga

Elevadores elétricos – Elevadores de passageiros, elevadores de carga, monta-cargas e elevadores de maca – Projeto, fabricação e instalação.




IMC
Digite o seu peso e a sua altura no formulário abaixo para calcular o seu IMC.
RESULTADOS LOTERIAS CAIXA
LOTOFÁCIL MEGA SENA QUINA DUPLA SENA

Veja Mais




DONATION BITCOINS. THANKS
1M3yWP5jGxD25aNV5fH1pDSd3TH4Y7WPoU