Continuar lendo
Fonte: https://viversempressa.wordpress.com/2015/05/16/como-calcular-o-tamanho-e-quantidade-das-fraldas-no-cha-de-fraldas/
Onde eu trabalho, existe uma tradição em oferecer chá-de-fraldas para quem está grávida.
O costume é mandar convite para todos os funcionários (independentemente se você conhece a pessoa ou não) e assim, quem te conhece participan do seu chá-de-fraldas e quem não te conhece não vai no seu chá.
Mas afinal, como saber quem vai e quem não vai de verdade no chá? E como prever o tamanho das fraldas que iremos ganhar? Começam a surgir algumas dúvidas como:
“E se eu ganhar muito P e faltar outros tamanhos?” – bom, você terá que comprar os outros tamanhos que faltam, já que dificilmente você conseguirá trocar o tamanho das fraldas nas farmácias ou supermercados.
“E se eu ganhar muito G e faltar os tamanhos menores?” – nesse caso, o prejuízo é menor, pois você aproveita as fraldas. A parte ruim é que precisará de um lugar em casa para estocar as fraldas durante uns 9 meses até chegar o momento em que seu filho estará grande o suficiente para usar fralda G.
Para evitar isso, eu queria garantir primeiro quantidades suficientes em fraldas P, depois a M, depois a G e assim por diante.
Eu pesquisei na internet quantas fraldas eu precisaria de cada tamanho:
– Tamanho RN – 76 fraldas (2 pacotes) para usar durante 10 dias
– Tamanho P – 480 fraldas (17 pacotes) para usar durante 2 meses (8 fraldas por dia)
– Tamanho M – 1080 fraldas (36 pacotes) para usar durante 6 meses (6 fraldas por dia)
– Tamanho G – 1500 fraldas (63 pacotes) para usar durante 10 meses (5 fraldas por dia)
– Tamanho GG – 1050 fraldas (43 pacotes) para usar durante 7 meses (5 fraldas por dia)
Na hora de pedir o tamanho da fralda no convite, levei em consideração que pessoas próximas poderiam me dar tamanho P e M (já que é muito mais garantido que esta pessoa vá comparecer no seu chá). Pessoas que são colegas, poderiam me dar tamanho G e GG (já que a chance desta pessoa comparecer é menor). Assim, não precisaria estocar as fraldas de tamanho maior na minha casa durante tanto tempo:
Dica 1) Não pedir fralda RN para ninguém. Você vai ganhar de alguém, acredite.
Dica 2) Pedir em torno de 20% a mais do número que precisa de cada tamanho.
Dica 3) Eu escolhi 20 pessoas que eu sabia que iria no chá, por serem pessoas próximas, amigas, que estão sempre perto de mim e coloquei no convite fraldas tamanho P.
20 pessoas = 20 pacotes de fraldas (17 fraldas + 20% = 20 pacotes de fraldas)
Dica 4) Eu escolhi 43 pessoas que eu tinha amizade, mas não aquele contato diário e coloquei no convite fraldas tamanho M.
43 pessoas = 43 pacotes fraldas (36 fraldas + 20% = 43 pacotes de fraldas)
Dica 5) Eu escolhi 75 pessoas que apesar de saber quem é, não tinha quase contato. Coloquei no convite tamanho G.
75 pessoas = 75 pacotes fraldas (63 fraldas + 20% = 75 pacotes de fraldas)
Dica 6) O restante dos funcionários, coloquei no convite tamanho GG.
Com isso, eu acabei ganhando:
– RN – 76 fraldas, das 76 que esperava ganhar.
– P – 580 fraldas, das 480 que precisava ganhar (de 2 meses que precisava, tenho fraldas para 2 meses e 12 dias).
– M – 1136 fraldas, das 1080 fraldas que precisava ganhar (de 6 meses que precisava, tenho fraldas para 6 meses e 9 dias).
– G – 559 fraldas, das 1500 fraldas que precisava ganhar (de 10 meses que precisava, tenho fraldas para 3 meses e 20 dias).
– GG – 184 fraldas, das 1050 fraldas que precisava ganhar (de 7 meses que precisava, tenho fraldas para 1 mês e 6 dias).
Como podem ver, a margem de erro foi pequena e vou estocar poucas fraldas G e GG. Não especifiquei marca, primeiro porque eu acho indelicado (já estou escolhendo o tamanho da fralda. Acho indelicado especificar a marca também) e segundo porque acho bom variar a marca por causa de alergias que seu filho pode ter com uma determinada marca.
Depois, foi só alegria. Separei por tamanho, e guardei assim:
– RN na cômoda
– P deixei perto da cama mesmo, já que vou usar em menos de 10 dias depois que minha filha nascer
– M guardei tudo no guarda-roupa
– G empacotei e coloquei em cima do guarda-roupa
– GG empacotei e coloquei em cima do guarda-roupa
TEXTO ADICIONADO EM 07/07/2015:
Eu demorei um pouco para perceber que não existe um padrão no tamanho das fraldas. Então na hora de começar a usar as fraldas, tenha em mente que há tamanhos diferentes mesmo todas elas sendo P.
Por exemplo, enquanto a fralda P da Turma da Mônica já tinha ficado apertada na minha filha, a P da Pampers ainda estava folgada. Tentem administrar isso para não perder as fraldas.
~ Guta ~