jovex

Novo padrão e norma de tomadas e plugs elétricos no Brasil

SIGA @MEDIDASUTEIS NO INSTAGRAM

Continuar lendo

O novo padrão é baseado em uma proposta de norma internacional (IEC 60906-1) e a nossa norma é a NBR-14136. Há dois dimensionamentos: uma para aplicações até 10A (pino de Ø4mm) e outra para até 20A (pino de Ø4,8mm). Deve-se atentar para que tipo de equipamento será utilizada essa tomada, para que possa comprar a correta e evitar problemas futuros.
Corte tomada
Nem tudo é chato nessa nova padronização, vejam as vantagens:
Definição dos plugues dos aparelhos eletro-eletrônicos vendidos no país e das tomadas às quais serão conectados; A tomada não permite a inserção de um plugue com corrente nominal superior à sua; A tomada atende os itens de segurança da norma quanto ao choque elétrico; A maioria dos plugues 2P cilíndricos do mercado é compatível com a tomada padrão NBR14136 (80% do mercado)
PADRONIZAÇÃO
Modelos antigos
Antes tínhamos uma dezena de modelos diferentes de tomadas, hoje, com a padronização, é uma questão de tempo para que a necessidade de adaptadores seja extinta por completo. Independente do tipo de equipamento que seja (Ar-condicionado, TV, Geladeira, Máquina de lavar…) a tomada será a mesma. A única mudança ocorre entre equipamentos que consome mais que 20A e equipamentos que consomem menos de 20A.
REDUÇÃO DE RISCOS
Com a tomada padrão, em novo formato de poço, sextavada (talhada em seis faces), os consumidores, principalmente as crianças, não correrão mais o risco de tomar choques elétricos. Outras vantagens são a de que o padrão promove a adaptação de voltagens diferentes que existem, hoje, em nosso país e ajuda a combater o desperdício de energia. No formato atual (sem o poço), no momento do encaixe do plugue na tomada, o usuário entra em contato com os pinos do plugue, que estão em contato com a parte viva da tomada, o que acarreta o risco de tomar choques elétricos, conforme demonstra a ilustração abaixo:
Risco
Risco reduzido
Devido suas características, o condutor terra sempre será conectado antes dos condutores de energia lembrando que o aterramento é obrigatório nas novas instalações desde julho de 2006, conforme a Lei 11.337, além de ser fundamental para a segurança do usuário.
CUIDADO!
O novo padrão tem o pino de fase e o neutro INVERTIDOS! Em algumas situações isso deve ser observado. Vejam a figura abaixo e confiram como ficou a disposição do neutro e da fase:
Fase invertidaFase invertida
ATERRAMENTO É OBRIGATÓRIO?
Desde 2006, de acordo com a Lei Nº 11.337, toda construção deverá ter tomadas com o pino de aterramento. Portanto, saiba que o aterramento é legalmente obrigatório desde 2006. Com a nova norma o aterramento que eletrodomésticos como geladeiras e algumas TVs traziam em forma de um fiozinho que ficava solto e sem utilidade, agora virá na própria tomada, com o terceiro pino. Não há como fugir do aterramento, até porque todas as tomadas da casa deverão tê-lo.
MAIS INFORMAÇÕES:
Cartilha do INMETROwww.youblisher.com/files/publications/22/128847/pdf.pdf


No Mundo



Modelo A
Arábia Saudita, Aruba, Bahamas, Bolívia, Brasil, Cambodja, Canadá, China, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Estados Unidos, Filipinas, Guatemala, Guianas Japão, Laos, Líbano, Peru, Porto Rico, Tailândia, Venezuela, Vietnam.

Modelo B
Os mesmos países que adotam o tipo A, exceto Bangladesh, Bolívia, Cambodja, China, Maldivas, Peru, Tailândia, Taiti, Vietnam e Yemen.

Modelo C
Alemanha, Angola, Argentina, Bélgica, Bolívia, Brasil, Cabo Verde, Chile, Coréia, Croácia, Dinamarca, Egito, El Salvador, Espanha, Finlândia, Grécia, Índia, Indonésia, Iraque, Israel, Líbano, Marrocos, Paraguai, Peru, Portugal, Suécia, Suíça, Uruguai.

Modelo D
Afeganistão, Bangladesh, Emirados Árabes, Equador, Hong-Kong, Índia, Iraque, Israel (Jerusalém), Nigéria, Serra Leoa, Sri Lanka, Zâmbia, Zimbabwe.

Modelo E
Bélgica, França, Indonésia, Laos, Marrocos, Nigéria, Polônia, Senegal, Síria.

Modelo F
Açores, Alemanha, Coréia, Croácia, El Salvador, Finlândia, França, Grécia, Guiné, Hungria, Ilhas Madeira, Indonésia, Itália, Jordânia, Noroega, Portugal, Romênia.

Modelo G
Arábia Saudita, China, El Salvador, Emirados Árabes, Hong Kong, Inglaterra, Iraque, Irlanda, Nigéria, Singapura, Vietnam, Zâmbia, Zimbabwe.

Modelo H
Gaza, Israel.

Modelo I
Argentina, Austrália, China, Ilhas Fiji, Nova Zelândia.

Modelo J
El Salvador, Etiópia, Madagascar, Maldivas, Ruanda, Suíça.

Modelo K
Bangladesh, Dinamarca, Groelândia, Guiné, Madagascar, Maldivas, Senegal, Tunísia.

Modelo L
Chile, Cuba, El Salvador, Etiópia, Itália, Maldivas, Síria, Tunísia, Uruguai.

Modelo M
África do Sul, Moçambique, Suécia (esse modelo possui os pinos mais grossos).





IMC
Digite o seu peso e a sua altura no formulário abaixo para calcular o seu IMC.
RESULTADOS LOTERIAS CAIXA
LOTOFÁCIL MEGA SENA QUINA DUPLA SENA

Veja Mais




DONATION BITCOINS. THANKS
1M3yWP5jGxD25aNV5fH1pDSd3TH4Y7WPoU