jovex

Tamanho de forma de bolo - Tabela para formas de bolo

SIGA @MEDIDASUTEIS NO INSTAGRAM

Continuar lendo

Fonte: http://blogutensilios.com.br/ 
Forma de bolo é igual roupa: tem que ser o número certo! 

Posted on 2014/09/17

Compro uma roupa nova e logo quero usar. Com utensílio novo é a mesma coisa. E assim foi com minha forma de bolo com furo, de 20 cm: assim que comprei, tratei de estrear e depois, só dava ela. O problema é que tamanho de forma de bolo é igual a tamanho de roupa: tem que ser o número certo, ou vai transbordar, vai cair, enfim, não vai ficar legal. Bom, eu deveria ter pensado nisso antes de resolver fazer um bolinho, bem rapidinho para um café da tarde.






Fui de novo de Bolo Mesclado de Iogurte e Chocolate, dessa vez não esqueceria o fermento! Fiz tudo lindo, tudo com calma, tudo certinho. Mas na hora de colocar a massa na forma resolvi inovar e insisti em usar a minha forma de 20 cm. É nessas horas também que dou ponto positivo para meu livro “All Cakes Considered”, da Melissa Grey (dá pra comprar fora e entregar aqui: livro é livre de imposto!), pois ela sempre indica o tamanho e o formato mais apropriado para cada receita/ cada bolo.






Não temos muito esse costume aqui no Brasil, de indicar a forma ideal, nem mesmo em livros queridinhos. Por exemplo, no Panelinha, da Rita Lobo, que eu ADORO, na vez que fui fazer o bolo de cenoura integral, fiquei decepcionada com o tamanho do bolo que rendeu, pois era pequeno e deveria ter sido assado em uma forma de 20 cm, o bolo de milho cremoso, do mesmo livro, também não traz essa indicação. Tenho uma outra receita paraense, de bolo de castanha-do-pará que rende MUITO, e da primeira vez que fiz fiquei desesperada sem saber como ia assar tanta massa. Sou a única?




Pois bem, na receita deste bolo eu mesma havia indicado uma forma de 23 cm. Mas não me dei ouvidos e ignorei as tantas vezes que já havia feito o bolo. Teimosa! Insisti em assar um bolo com forma de menos, massa demais, em um forno com pouca altura. Resultado? O bolo cresceu, bateu no topo do forno e quase não consegui tirar de lá. Socorro!!! O topo do bolo ficou grudado no teto do forno. Fui tomada por aquela sensação de “tinha que ser eu”. De novo: sou a única? Bom, acho que não, pois já vi por aí muita dica de como escolher a forma ideal para assar um bolo. Simplifiquei uma tabela de conversão americana (do Joy of Baking) que espero possa me ajudar e a vocês também :)




De qualquer forma, ainda bem que na ocasião não estava esperando ninguém para um café aqui em casa. E o desfecho desse bolo: consegui desenformar, deixei-o viradinho, para esconder o topo que ficou para trás. Pelo menos ficou delicioso e fofinho. Espero da próxima vez acertar no número da forma.


Beijos no número certo!






Tabela nova, a pedido da leitora Maíra:




IMC
Digite o seu peso e a sua altura no formulário abaixo para calcular o seu IMC.
RESULTADOS LOTERIAS CAIXA
LOTOFÁCIL MEGA SENA QUINA DUPLA SENA

Veja Mais




DONATION BITCOINS. THANKS
1M3yWP5jGxD25aNV5fH1pDSd3TH4Y7WPoU