jovex

Medidas caixas d' água

SIGA @MEDIDASUTEIS NO INSTAGRAM

Continuar lendo




Antes de escolher a caixa d´água, você precisa saber qual o volume ideal pro seu consumo, conhecer os tipos de materiais disponíveis no mercado e planejar onde ela será instalada para preparar a estrutura necessária.

De que material pode ser a caixa d´água?

Fibra de vidro: Feita daquele mesmo material usado em piscinas prontas, que é fabricado pela mistura de resina e fibra de vidro. A caixa é leve, de fácil limpeza e instalação. Mas, não é resistente a impactos e furos. Use as furações do fabricante para instalação de entradas e saídas de água. Geralmente na cor azul.

  • Polietileno: É um tipo de plástico a base de petróleo. Este material torna a caixa leve, resistente ao transporte e confere proteção contra raios ultravioletas. Costumam ser de fácil manuseio, fáceis para instalar e limpar, mas também não são resistentes a impactos e perfurações. Geralmente na cor cinza.
  • Fibrocimento com amianto: É um produto que tem alta durabilidade é barato, mas é pouco resistente a impactos. Porém não há consenso sobre a segurança no uso do amianto, nem se ele representa riscos à saúde. Nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pernambuco  é proibido comercializar estes produtos. Verifique as normas na sua região.
  • Metálica (inox): O aço inox é um material de fácil manutenção, resistente, durável e não trinca. Além disso, ela mantém a água fresca. Mas como o custo é mais alto, ela costuma ser pouco usada, apesar de todas as vantagens.

Onde instalar a caixa d´água?

A caixa d´água precisa ficar em um local alto (para a água descer com força suficiente e espalhar pelos canos) e que aguente o peso dela (lembre: 1000l = 1 tonelada!)

Se você vai começar a construir, já planeje se o melhor é ter uma caixa ou dividir o volume de água que você vai precisar em duas ou mais. Decida também onde ele deve ser instalada porque a carga que ela terá sobre a laje também precisa ser considerada.

Se você vai instalar caixa d´água em uma casa que já foi construída, tenha certeza se o local em que ela vai ficar realmente aguenta esse peso.

Qual o tamanho ideal da caixa d´água ?

Já pensou que existe um cálculo para não faltar água para a sua família durante dois dias?

Para o cálculo do reservatório consideramos que cada morador de uma casa consome 150 l de água por dia. Se for morador de apartamento, esse número sobe para 200 l/pessoa. Só de curiosidade, em apartamentos, o consumo diário por pessoa é maior (200 l) em função da maior pressão da água, que acarreta também em maior consumo/perda.

A caixa d´água tem que reservar água suficiente para dois dias. O cálculo é simples: a quantidade de pessoas que usam a casa multiplicado pela quantidade de litros que cada uma precisa (150 l), multiplicado por dois dias. Ou seja,  número de pessoas x 150 l x 2 dias.

Por exemplo, em uma casa com 4 pessoas a caixa d´água precisaria ter 1.200 l (4 pessoas x 150litros x 2dias).

As caixas d´água têm dimensões padrão de: 250 l, 310 l, 500 l, 1000 l, 1500 l ou as maiores, com capacidade de 4.000 l. É possível escolher uma única, com volume próximo do que você precisa, ou combinar duas caixas d´água, que juntas deem o volume necessário. A vantagem de usar duas é que isso distribui mais o peso sobre a laje, além de economizar altura.

Já sabe o tamanho que precisa? Veja as dimensões de caixas d´água circulares:

Resumindo como calcular o tamanho da caixa d´água.

Existe uma tabela de estimativa de consumo diário por pessoa, usada em construção civil:

numa casa: 150l/pessoa/dia

num apartamento: 200l/pessoa/dia (como a pressão de água é maior, se consome mais em apartamento)

Outra referência-padrão: cada família tem que ter água na caixa para 2 dias. Isso quer dizer que para uma casa de cinco pessoas, uma caixa d’água  deverá ter:

5 (pessoas) x 150 (litros/pess.) x 2 (dias) = 1.500 litros

A caixa d´água tem que estar sempre limpa.

Você precisa escolher pensando também na saúde. Afinal, caixas d’água sujas, sem tampa ou quebradas podem criar microrganismos nocivos à saúde e acabar com a qualidade da água tratada que vem da rua.

Quando a caixa for entregue pelo vendedor, verifique se ela está em perfeito estado. Molhe-a e veja se aparecem trincas ou vazamentos. Se aparecer qualquer trinca, troque a caixa A pressão da água irá aumentar a trinca e pode até mesmo estourá-la.

Enquanto ela estiver guardada na obra, evite arrastar a caixa de um lado para o outro  e, quando for içar a caixa, não deixe que ela sofra quedas, impactos ou batidas que podem danificar o produto.

Antes de instalar, teste de novo se ela não tem trincas e faça uma limpeza utilizando sabão neutro e esponja macia. Depois se recomenda uma nova limpeza a cada 6 meses ou conforme orientação da companhia de saneamento da sua cidade.

Como limpar a caixa d’água ?

Primeiro veja se a caixa está tampada! Caixas d’água sujas, sem tampa ou com tampas quebradas podem criar microrganismos nocivos à saúde e acabar com a qualidade da água tratada que vem da rua.

A limpeza de caixa d´água é indicada de seis em seis meses. Quando você for fazer, um dia antes da limpeza comece os preparativos: feche o registro de entrada ou amarre a boia da caixa, diminua a quantidade de água nela e evite desperdício.

§  Comece a limpeza: tire a tampa e feche a saída com um tampão ou pano, tomando o cuidado de reservar um palmo de água na caixa. Lave as paredes e o fundo da caixa com pano úmido, uma esponja ou escova de nylon. Retire a água da lavagem e a sujeira com uma pá de plástico, balde e panos. Seque o fundo com panos limpos. Ainda com a saída de água da caixa fechada, deixe entrar um palmo de água e adicione dois litros de água sanitária. Deixe a mistura descansar por duas horas enquanto usa essa água para molhar as paredes da caixa até o fim do intervalo de duas horas. Para jogar esta água nas paredes da caixa d´água você pode usar uma brocha ou uma caneca de plástico. Passado esse tempo, ainda com a boia amarrada ou o registro fechado, abra a saída da caixa para esvaziar. Abra também as torneiras para a água sair.

§  Você pode evitar o desperdício: guarde essa água em galões para lavar pisos e calçadas. Lave a tampa da caixa com água corrente e coloque-a no lugar. Abra o registro e encha a caixa para usar. Em tempos de falta de água, as pessoas estão adiando a limpeza para economizar, o que traz riscos a saúde. A boa notícia é que já estão surgindo novos métodos para limpar a caixa com ela ainda cheia, aspirando a sujeira do fundo do reservatório com um robô.

E, finalmente, use a água com consciência! Evite o consumo exagerado!

Fonte: https://100pepinos.com.br/como-escolher-e-qual-o-tamanho-ideal-de-caixa-dagua/ 



Caixa d' Água 500 Litros Modelo Tanque (Tampa de Rosca)

Com fechamento rápido e seguro, o Tanque Fortplus possui tampa de 1/4 de volta e vedação total, que impede a entrada de sujeira, de insetos e garante ainda mais a conservação da água. Os tanques com capacidade de 310 à 2.500 litros vêm com dois adaptadores e flanges instalados (saída: 50 mm x 1.1/2″ e extravasor/ladrão: 32 mm x 1″), o que facilita a instalação do produto. 

Garantia: 5 anos contra defeitos de fabricação

Baixe o Manual Técnico de Instalação em: https://www.fortlev.com.br/uploads/2015/03/Guia-de-Instala%C3%A7%C3%A3o-Tanque-Fortplus-21x297cm.pdf

A = Altura / B = Diametro da Tampa /  C = Diametro da Base / L= Capacidade 

Capacidade
(L)
Dimensões (m)
ABC
3100,520,601,00
5000,650,601,16
1.0000,800,601,48
1.7500,950,601,65
2.000*1,130,601,68
2.5001,210,601,80
3.000*1,290,601,90

Caixas d'água

Ter uma boa caixa de água tem suas vantagens, principalmente de for de fibra, alem de ser um ótimo

material a fibra tem durabilidade e leve e de fácil instalação, as caixas de água Fiberglass traz a para

você a tranquilidade, conforto e qualidade que você precisa na sua casa e estabelecimentos.

Trabalhamos com fabricação de caixas de água sobe medida:

     
     
Todos os tamanhos de caixas de água e de acordo com e de acordo com a necessidade do cliente pois

fabricamos sob encomenda, entre em contato conosco e encomende a sua.

Fabrica instalada em Goiânia Go, distribuímos para todo o Brasil. 

Recipiente monolítico produzido em poliester insaturado, de elevada resistência mecânica e química. Fechado com tampa de inspeção por intermédio de parafusos galvanizados, oferece perfeita proteção ao conteúdo. Atóxico, conforme a legislação vigente, possui tratamento anti-crescimento de algas. Higiênica pode ser esterelizada apenas com vapor d'água e ainda, semi-isotérmica reduz bastante a troca de calor com o habiente externo.
CAIXA D'ÁGUA TRONCO-CÔNICA GLASSMAR não requer manutenção interna ou externa, é praticamente indestrutível e quando cheia, não deverá ser removida de um lado para o outro, pois trata-se de um container estacionário, pronto para uso imediato, de fácil manuseio e transporte, quando instalada deverá ser sempre colocada sobre uma base plana, perfeitamente em nível, sem frestas.


Recipiente monolítico produzido em poliester insaturado, de elevada resistência mecânica e química. Fechado com tampa de inspeção por intermédio de parafusos galvanizados, oferece perfeita proteção ao conteúdo. Atóxico, conforme a legislação vigente, possui tratamento anti-crescimento de algas. Higiênica pode ser esterelizada apenas com vapor d'água e ainda, semi-isotérmica reduz bastante a troca de calor com o habiente externo.
CAIXA D'ÁGUA EVERCLEAN by GLASSMAR (auto limpante) não requer manutenção interna ou externa, é praticamente indestrutível e quando cheia, não deverá ser removida de um lado para o outro, pois trata-se de um container estacionário. Pronto para uso imediato, de fácil manuseio e transporte, quando instalada deverá sempre ser colocada sobre uma base plana, perfeitamente em nível, sem frestas.

Capacidades: 5.000 L / 10.000 L / 15.000 L / 20.000 L / 25.000 L / 30.000 L
Coluna Metálica: Fosfatizada com pintura epoxi de 4, 6 e 8 metros de altura
Garantia: 7 anos
IInstalação: Grande facilidade na instalação, pois caixa e coluna se completam formando uma peça única e leve.
Manutenção: Não exige manutenção periódica, pois a caixa sendo em poliester não é atacada pela ferrugem.
Potabilidade da Água: Não há corrosão na caixa, evitando a ferrugem (óxido férrico) na água, prejudicando a saúde do usuário.
Filtro Solar: Contra crescimento de algas, não ocorrendo encrustamentos nas paredes internas da caixa e nos flanges de conexão. 



IMC
Digite o seu peso e a sua altura no formulário abaixo para calcular o seu IMC.
RESULTADOS LOTERIAS CAIXA
LOTOFÁCIL MEGA SENA QUINA DUPLA SENA

Veja Mais




DONATION BITCOINS. THANKS
1M3yWP5jGxD25aNV5fH1pDSd3TH4Y7WPoU